14 julho 2010

Um Plano Regional de Desenvolvimento para o Norte

O definhamento continuado do Norte exige de todos os Nortenhos e especialmente dos aderentes e simpatizantes do Movimento pró Partido do Norte um esforço para encontrar as causas e propor soluções para tentar vencer este retrocesso.

Várias causas já foram enumeradas, que se prendem sobretudo pelo desvio de fundos ou descriminação do Norte nos investimentos e gastos do estado. No caso das SCUTS é preciso continuar a insistir que o principio do utilizador pagador é uma farsa, pois então como explicar que o Metro de Lisboa, a Carris, a Transtejo e outras empresas públicas com défices de centenas de milhões de euros por ano, concentradas na capital, que geram lá empregos muito bem remunerados, sejam pagas por todos os portugueses, sem que ninguém se importe nesses casos com o principio do utilizador pagador ?

A situação social nesta região é tão grave (alto nível de desemprego, emigração forçada, salários muito baixos e empregos precários, falências em série das PME's), que devemos exigir sem demora o reforço dos poderes da CCDRN, de forma a que esta entidade regional, que tem como Presidente um Nortenho que defende com afinco e competência a sua região, possa elaborar e colocar em marcha no curto prazo um Plano Regional de Desenvolvimento. Um Plano, coordenado pela CCDRN e que obrigue os vários departamentos do estado a segui-lo, de forma a maximizar a sua eficácia, e de forma a que os Nortenhos tenham uma cara a quem possam exigir responsabilidades.

Diria até que precisamos de um Governo do Norte, ainda que provisório, para nos arrancar deste marasmo e que seja uma voz forte no aparelho politico/administrativo central.

1 comentário:

  1. Sim, eu que sou da região Grande Porto ando a pagar com os impostos grandes obras e empresas públicas da região de Lisboa...em nome do "interesse nacional". Então pkê que o país todo também não terá de pagar as SCUTS?!?

    Chega!

    ResponderEliminar