19 agosto 2010

Drenagem

A notícia abaixo, publicada hoje no Público confirma aquilo que eu aqui escrevi. O objectivo do programa de barragens não é a produção energética mas sim a captura da água dos rios do Norte. Depois da energia, os trasmontanos serão espoliados da sua água a troco de nada.


«O Relatório da Pegada Hídrica em Portugal 2010, publicado no final do passado mês de Fevereiro pela organização World Wide Fund For Nature (WWF), estima que cada português é responsável por um consumo da ordem dos 6203 litros/dia.

O estudo realizado pela WWF - que abrange 140 países - apresenta Portugal no sexto lugar dos países mais consumidores de água. Pior do que Portugal só os EUA, a Grécia, Malásia, Itália e Espanha. O grande responsável por este lugar é o sector agrícola, que no nosso país absorve 82 por cento da água consumida. Portugal é o país da Europa do Sul com a mais elevada taxa de consumo de água na actividade agrícola, quando se sabe que mais de 67 por cento dos nossos recursos hídricos superficiais têm origem em Espanha.

O problema maior está na região Sul do país, em risco de poder vir a ser afectada por graves problemas de escassez de água. Francisco Avillez, da Agroges, admite que, por efeito das alterações climatéricas que já se fazem anunciar, se verifique um aumento no consumo hídrico. "As plantas vão precisar de mais água" e, desta forma, "aumentará o desequilíbrio" entre as necessidades e as reservas existentes. No Alentejo a situação "será de vulnerabilidade máxima" e podemos vir a assistir a "fenómenos extremos na região mediterrânica", admite este especialista.»

Sem comentários:

Enviar um comentário