14 agosto 2010

A questão da água



Como sabemos a posse da Água será uma questão fundamental para o futuro. Em muitas regiões do mundo será certamente a causa das próximas guerras. Aliás, ainda há não muito tempo a guerra travada entre o Irão e o Iraque, antes das intervenções norte americanas neste último país, teve como causa latente a Água.

A Península Ibérica também não escapará a este problema. O Norte Ibérico, de clima temperado atlântico, é uma região rica em água e rios de grande caudal, como por exemplo o Douro. O centro e sul são regiões maioritariamente áridas e de clima mediterrânico com Verões muito quentes e secos. Em Espanha a questão dos transvases provoca reacções inflamadas. Em Portugal periódica e discretamente também tem sido aflorada.

Por tudo isto considero que a leitura deste post, que o amigo José Silva muito bem nos lembrou, é deveras pertinente. Também eu considero que o que está verdadeiramente por trás do insano programa de barragens é a captura da água por parte de potentados privados que manipulam as suas marionetas no estado para garantir este negócio que dará milhares de milhões no futuro próximo. Os trasmontanos já não existirão nesse futuro próximo se não formos capazes de impedir os crimes que se anunciam.

Sem comentários:

Enviar um comentário